sábado, 5 de setembro de 2009

Artista: Saosin


Por Cláudio: Saosin é uma banda de post-hardcore da Califórnia, EUA. Sofreram uma mudança radical 6 anos atrás, e infelizmente, na minha opinião, ainda não se encontraram desde então.
Translating the Name, o primeiro lançamento da banda, é o auge do movimento post-hardcore, ainda estou pra encontrar um album tão impressionante e com tanto valor de replay, é simples sem ser minimalista, ao mesmo tempo que virtuoso sem ser chato, todas as musicas aqui se destacam, com um instrumental intrinsicamente construido, todos os momentos se encaixam, os vocais, por parte de Anthony Green, são minimalistas comparados a tudo que ele fez depois, mas não deixam de impressionar, seus gritos, embora curtos e poucos, dão uma dinamica bem interessante ao EP, é um dos raros casos em que os integrantes não tiveram medo de experimentar, nada foi feito errado, e um album perfeito nasceu.
Então Anthony Green saiu, e tudo mudou. Alguém ao ouvir o Translating the Name pode achar que Anthony era substituivel, afinal, ele era apenas parte do conjunto, mas ele era o lider criativo da banda, em suma, as coisas estavam pra mudar. Em 2004 entra Cove Reber, novato até então desconhecido.
O album seguinte, ignorando os EPs que foram por inteiro regravados nos albuns, o homonimo Saosin, é um ótimo album no geral, não há nada de errado com o instrumental, o vocal, fora alguns falsettos repentinos e ignoraveis, também, faz o trabalho necessario, mas ainda assim, há algo errado. É um album generico, sendo possivel mencionar no minimo 20 bandas similares, diferente do primeiro lançamento que é revolucionario. Mas, vou julga-lo em seus próprios méritos, é um bom album, com alguns momentos ótimos, o instrumental destaca bastante as guitarras, Cove faz um bom trabalho na maioria das faixas, mas há momentos simplesmente insuportaveis, como o refrão da promissora "You're not Alone", que simplesmente estraga a música, o album por inteiro é interessante por pura intensidade, mas sem muito por trás. As que se sobressaem são "Sleepers", "Come Close", e "Bury Your Head", ótimas cançoes que me dão esperança em um futuro para o atual Saosin.
Esse ano veio In Search of Solid Ground, a motivação para esse artigo, talvez o Saosin se encontrasse de novo, afinal. Mas isso não acontece, depois de muito ouvi-lo cheguei a conclusão que é tão generico quanto seu antecessor, claro, tão bom quanto, mas estamos falando de 3 anos e nenhuma evolução. Não há nada que possa ser dito desse album mas não do anterior, o que é decepcionante, sinceramente não tenho o que dizer, estaria apenas repetindo a seção anterior, é um bom album, mas é reciclagem de ideias, que por sua vez já não eram exatamente unicas. Destaques para "I Keep My Secrets Safe", "The Worst of Me", e "Changing".

Por fim, Saosin é uma ótima banda, foram importantissimos para a "cena", contribuindo um trabalho único e inesquecivel, mas desde então cairam no formulismo.

Translating the Name > Nota 10.0




Saosin > Nota 7.5




In Search of Solid Ground > Nota 7.0




Recomendação: Translating the Name, de 2003
Prós: Já foram o melhor que o post hardcore pode oferecer, mas hoje em dia...
Contras: Genérico.

Nenhum comentário: